Notícias

 

Educação - 07/12/2012

Redação de vestibular: Mais cinco temas que podem aparecer nas provas

Publicado dia por Carolina Cottens

fundaplub-dicas-redacao-vestibular

Ontem publicamos aqui em nossa página de notícias cinco assuntos da atualidade que podem cair nos exames de vestibular por todo o Brasil. Para fechar os dez assuntos mais importantes, hoje publicaremos mais cinco.

Aproveite os resumos e procure saber mais sobre os temas, afinal, é importante que nas redações de vestibular você argumente bem e demonstre que sabe do que está falando.

1 – Crises econômicas: A Europa passa por sua maior crise econômica. A razão disso foi a indisciplina fiscal e o descontrole das contas públicas nos países que compõe a zona do euro. A Grécia é o país mais afetado, os gregos passam pelo maior índice de desemprego da história: mais da metade dos jovens não encontra trabalho. A Itália anunciou oficialmente a recessão da sua economia, enquanto a dívida pública bate recorde na Espanha. No vestibular alguns questionamentos podem aparecer, como por exemplo, que caminhos levaram a Europa, o velho continente, à crise? Quais são as consequências deste cenário para o Brasil?

2 – Xenofobia: Este tema está diretamente ligado à crise econômica. Como medida dos governos, é comum a expulsão de estrangeiros de países que estão em crise. Isso acontece porque muitos culpam a crise na existência de imigrantes que se utilizam de benefícios conquistados pelos cidadãos daquele país.

3 – Questões demográficas: Nesse tema entra a questão da distribuição de renda no Brasil e o crescimento da chamada “Nova Classe C”. O Brasil tem uma das rendas mais desiguais do mundo, mas tem avançado no combate à pobreza e na melhoria da distribuição de renda. Tudo isso é resultado da valorização do salário mínimo e de programas de repasse direto de dinheiro a população, como o Bolsa Família.

4 – Geopolítica: O Brasil tem crescido muito perante o mundo, a importância do país como ator global é cada vez mais evidente. Com isso, os desafios que o Brasil enfrenta enquanto potência emergente podem ser questões de prova. Para isso, é importante prestar atenção em alguns aspectos. O Brasil busca uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU desde o governo Lula, entender a organização é essencial. Em 2012, a nossa economia se consolidou como a sexta maior do mundo, por isso atente as questões de atividades econômicas.

5 – Primavera árabe: A onda de protestos que varreu do poder o tunisiano Zine El Abidine Ben Ali e o egípcio Hosni Mubarak alcançou o norte da África e diversos países do Oriente Médio. A agitação em nações como Síria e Líbia podem motivar questões conceituais sobre a região e seus conflitos, assim como a utilização da internet como ferramenta de organização social, como já havíamos mencionado na notícia anterior. Outro aspecto importante dentro deste tema é a participação das mulheres que lutam para ganhar espaço na região.

Mail

Gostou do post? Compartilhe!

Categoria:

Tags:
, ,

 

Notícias relacionadas:

 

Categorias

Os principais assuntos que aparecem por aqui. Click em uma categoria e veja todas as notícias relacionadas!

Arquivos

Selecione o mês e ano para visualizar todas as notícias publicadas no período:

*nbsp;
 
Em 2015, conte com a gente para realizar todos os seus sonhos. Feliz Natal e boas festas.